sábado, 11 de setembro de 2004

DURANTE O ANO DE 2004/2005.

A HISTÓRIA COMEÇOU…


No decorrer do mês de Setembro do ano de 2005, após pequenos trabalhos em anos anteriores, com relevância para o “Ciclo do linho” no ano 2001, e chamadas de atenção, que envolviam um projecto crescente digno de registo, por solicitação do presidente da Junta de freguesia de então, levou ao incentivo da criação de um grupo com intenções futuras de memórias da freguesia.
Sendo um grupo apaixonado pelo passado, natural da freguesia de Novelas reuníamos com intenções de que fosse possível recrear a história, de uma forma isenta e onde desse oportunidade a todos os jovens e crianças da freguesia, uma vez que as instituições ao longo dos últimos anos se tinham virado para a prática do individualismo.
Diria que foi como a revolução Industrial no século XVIII, “Pela primeira vez Novelas na televisão” fez não das crianças, mas dos pais das crianças como um milagre.
Queriam ver os seus filhos na televisão.
Mas fazer pouco e com qualidade era o nosso lema, que contrariava fazer muito e sem qualidade, sabíamos que o público se tinha tornado exigente e deveria-mos dedicar um maior empenho ás iniciativas.
Luís Crespin apoiou a ideia, os olhos grandes e azuis sorriam mesmo com a chuva que caia.

       Era mais ao menos da nossa idade e dizia “Sou de Amarante e foi lá que comecei a vender fruta, com o meu pai”, recorda, apesar de vir para novelas após se ter casado nunca perdeu o gosto pela rua. “Chegou uma altura em que comecei a vender castanhas com um fogueirinho e um assador de barro”.



Parecia termos o fundamental, juntar Fernando Leal e um grupo de Jovens seleccionados no dia 21 de Maio na Junta de Freguesia, para desempenhar papéis nestes trabalhos, tinha sido um objectivo conseguido.
Para o Luís apesar de não ser um negócio, assim como para qualquer outro eram recompensados com a oferta do trabalho, e alguns mimos que não tinha quando “o negócio”, acrescenta, “estava a correr muito mal, principalmente de há dois anos para cá”.
Estavam marido e mulher desempregados com alguns anos de rua, começou com doze anos “diga lá se eu gosto de casa”, completa com um sorriso caloroso. “Vamos lá começar o filme”, sabia que era fundamental a ajuda e orientação de Helena Magno durante a realização, fazendo a previsão para a conclusão durante os anos seguintes.
Era um projecto arrojado apesar da colaboração da Junta de Freguesia de Novelas, por isso com o decorrer das filmagens, após ter sido no ano anterior feito Casting, com o decorrer do tempo elaborado textos, sentiu-se necessidade pedir apoio.



A candidatura servia para informar, detalhadamente dos trabalhos e do projecto em curso levados a efeito por esse grupo de amadores que apoiava os Jovens e que se encontravam a frequentar o ensino em Novelas e freguesias vizinhas, para desenvolver a cultura e fazendo a sua ocupação em tempos livres, durante o período das férias escolares.
O Secretaria-geral do Ministério da Cultura, e Secretaria-geral do Ministério da Educação, apesar de bem elaborada a candidatura, recusava por falta de meios apesar de em 21 de Maio de 2006 termos sido objecto de notícia na envolvente a NOVELAS e ao concelho de PENAFIEL, nos jornais e rádios locais como Rádio Felgueiras 92.2 FM Domingo no programa de Daniel Pereira “ Estação de Serviço”, na Rádio 93.3 F.M sábado 20 de Maio das 15 ás 17 H no programa Clube Infanto – Juvenil de José Gomes, fomos também notícia na Rádio Marcoense pelas mãos de Orlando Pinto “ Mokinhas” fomos notícia na Rádio jornal e também em Penafiel na Rádio Clube de Penafiel no noticiário de 23/05/06 às 12H e às 18.00 H, os Jornais também nos divulgaram e nos apoiaram no Jornal T.V. Sousa, e o Jornal 3 de Março Penafiel, levando o nome de uma freguesia de Novelas a todos quantos nos ouviram e leram em vários pontos do país, uma freguesia já de si de grande prestígio pertencente ao concelho de Penafiel, NOVELAS “terra de glória”.



Foram seleccionados dois Telefilmes, o primeiro e o terceiro, deram assim possibilidades ao andamento de dois projectos “filmes”, que nos propusemos a cumprir e que são objectos de guiões elaborados com muita originalidade sensibilidade e pesquisa no sentido de não melindrar, mas que chegou a criar alguma emoção.
Neste DVD poderá ver as qualidades dos actores, que se propuseram a participar e como bem interpretaram, foram criativos, e sobretudo como muito bem souberam mostrar o seu valor.


Novelas 19 de Julho de 2004





Sem comentários:

Enviar um comentário

ENCOMENDA de DVD GRATUITA

Envie em baixo o comentário a solicitar o pedido de DVD gratuito.